/ricerca/brasil/search.shtml?any=
Mostre menos

Se hai scelto di non accettare i cookie di profilazione e tracciamento, puoi aderire all’abbonamento "Consentless" a un costo molto accessibile, oppure scegliere un altro abbonamento per accedere ad ANSA.it.

Ti invitiamo a leggere le Condizioni Generali di Servizio, la Cookie Policy e l'Informativa Privacy.

Puoi leggere tutti i titoli di ANSA.it
e 10 contenuti ogni 30 giorni
a €16,99/anno

  • Servizio equivalente a quello accessibile prestando il consenso ai cookie di profilazione pubblicitaria e tracciamento
  • Durata annuale (senza rinnovo automatico)
  • Un pop-up ti avvertirà che hai raggiunto i contenuti consentiti in 30 giorni (potrai continuare a vedere tutti i titoli del sito, ma per aprire altri contenuti dovrai attendere il successivo periodo di 30 giorni)
  • Pubblicità presente ma non profilata o gestibile mediante il pannello delle preferenze
  • Iscrizione alle Newsletter tematiche curate dalle redazioni ANSA.


Per accedere senza limiti a tutti i contenuti di ANSA.it

Scegli il piano di abbonamento più adatto alle tue esigenze.

Enel SP: eletricidade foi restabelecida para 83% dos clientes

Empresa fala em 'evento excepcional' e retomada até terça-feira

SÃO PAULO, 06 novembro 2023, 18:22

Redação ANSA

ANSACheck

Queda de árvore na avenida Águia de Haia, zona leste da capital paulsita (Foto: Defesa Civil) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

(ANSA) - A Enel Distribuição São Paulo informou em nota ter restabelecido "a energia para 83% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira. Até o momento, cerca de 1,7 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de 2,1 milhões afetados na última sexta-feira".

"O vendaval que atingiu a área de concessão no dia 3 de novembro foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede de distribuição. Os profissionais da companhia seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira (7), conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo", prossegue o comunicado.

"Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual. Em atuação conjunta com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, a companhia tem priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais", continua o texto.

"A Enel São Paulo seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo."

No estado de São Paulo, as fortes chuvas de sexta-feira provocaram as mortes de sete pessoas, com milhares de árvores caídas e diversos danos após granizo e rajadas de vento de mais de 100 quilômetros por hora.

Segundo as declarações do prefeito da capital, Ricardo Nunes, o vento que atingiu a cidade tinha a força de um tornado e o fenômeno pegou a todos de surpresa.

O blecaute dos últimos dias ensejou uma série de polêmicas locais, com a oposição ao ataque.

Nesta tarde, está previsto um encontro no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo estadual, entre os distribuidores, os prefeitos das cidades afetadas e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Notificação do governo

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a Enel nesta segunda-feira por causa das interrupções no fornecimento.

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse que considera a situação “inaceitável”, chegando a afetar cerca de 2 milhões de moradores da região na sexta e ainda afetando milhares nesta segunda.

Ele orientou que a população procure a empresa e os órgãos de proteção ao consumidor - os Procons estaduais e municipais, além da própria Senacon - para relatar seus prejuízos, que devem ser inteiramente ressarcidos.

“Milhões de pessoas ficaram em uma situação absolutamente inaceitável com o apagão que aconteceu na cidade de São Paulo e em 23 municípios da região metropolitana. Pessoas tiveram prejuízos materiais, houve mortes, risco à segurança, risco à saúde. A empresa tem muitas reclamações e ela será obrigada a ressarcir todos os prejuízos que os consumidores tiveram. Aparelhos eletrodomésticos, aparelhos de refrigeração, todos esses prejuízos devem ser ressarcidos”, disse o secretário.

Para ele, a empresa também precisa esclarecer se havia tomado medidas preventivas para proteger o fornecimento de energia diante de eventos climáticos extremos, como o registrado na última sexta, além de relatar o que será feito para prevenir novas interrupções no futuro.


   

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA

Imperdíveis

Compartilhar

Veja também

Ou use